As crescentes e recorrentes demandas sociais exigem cada vez mais o aumento e diversificação na prestação de serviços por parte dos órgãos públicos, sobretudo por parte das prefeituras municipais, e que foram agravadas com o advento da pandemia do COVID 19. Além disso, de forma orgânica, servidores estáveis vivem um ciclo de aposentadoria e afastamentos, exigindo a constante adequação no quadro de servidores públicos.
As despesas com pessoal compõem o maior percentual de gastos dos órgãos públicos, sendo que o quadro de pessoal se divide entre servidores estáveis e servidores temporários. Os temporários, geralmente, na área da educação e da saúde, têm sua seleção por meio de processos seletivos simplificados de forma periódica, e exigem esforços administrativos dos respectivos órgãos, seja por meio de equipe própria ou contratação de empresas especializadas.
Os processos seletivos simplificados, embora menos complexos que os concursos públicos, classifica-se como uma ação de alta criticidade, composta por diversas atividades de mobilização e cumprimento de requisitos legais que podem comprometer o funcionamento da máquina pública.
Durante o período da pandemia, as administrações públicas foram altamente exigidas, sobretudo na área da saúde, necessitando a contratação de novos profissionais em caráter temporário. Para cumprir as exigências de seleção e contratação, foi necessário desenvolver novos formatos de seleção a distância, exigindo a inovação no uso das tecnologias.
O Instituto Avalia, desafiado a atender às necessidades dos seus clientes investiu e inovou em soluções, e como legado, desenvolveu e vem aprimorando uma ferramenta que possibilita a automação de diversas etapas do processo seletivo.
No cumprimento de seu papel social de apoiar o aprimoramento da gestão pública, e por meio deste Edital, irá disponibilizar a concessão de uso da ferramenta de automatização de processo seletivo simplificado para os órgãos públicos selecionados.